contactus Contactar-nos
Regressar à lista de notícias

Principais tendências na restauração

be a maestro
Tendências
O setor da restauração está em constante evolução, com várias tendências a surgirem, moldando o futuro da gastronomia. Aqui está uma visão geral das principais tendências que deverão marcar a restauração nos próximos anos.
See less

 

A Maestrella, líder em mozzarella na França e na Europa, apresenta as principais tendências que marcarão a restauração nos próximos anos.

 

O setor da restauração está em constante evolução, com várias tendências a surgirem, moldando o futuro da gastronomia. Aqui está uma visão geral das principais tendências que deverão marcar a restauração nos próximos anos.

Os consumidores estão cada vez mais a tomar consciência das questões ambientais e éticas relacionadas com a sua alimentação. Os restaurantes estão a adotar práticas mais sustentáveis, que vão desde o abastecimento local até à redução do desperdício alimentar. Muitos estabelecimentos estão a comprometer-se a utilizar ingredientes biológicos ou sazonais.

 

 

A tendência do menu anti desperdício, que visa otimizar os recursos através da criatividade

Os princípios do flexitarismo encontram-se em grande parte nesta «gastronomia consciente», que reflete tudo o que os consumidores modernos apreciam: propostas sazonais, locais, que geram poucos resíduos e que também são mais baratas de criar e encomendar.

👉 Você sabia? Que 70% dos donos de restaurantes acham que esta tendência vai crescer bastante.

 

A tendência é valorizar os produtos locais para se manter próximo da natureza.

👉 Você sabia? Que 77% dos consumidores da geração Z e 70% dos baby boomers estão dispostos a pagar mais por pratos preparados com ingredientes locais.

 

 

Os restaurantes darão mais ênfase a opções saudáveis, incluindo pratos vegetarianos, veganos e com baixo teor de carboidratos. Os consumidores procurarão refeições que não só agradem ao paladar, mas também contribuam para o seu bem-estar físico e mental.

A tendência das proteínas de origem vegetal oferece uma oportunidade interessante para satisfazer o apetite dos consumidores por pratos criados e inspirados neste segmento. Eles estão à procura de novas experiências culinárias em torno de produtos de origem vegetal ricos em proteínas, como feijões, leguminosas, sementes ou vegetais.

👉 Você sabia? Que existem 20.000 plantas comestíveis, mas apenas 150 a 200 são consumidas regularmente, o que representa menos de 1% do potencial.

 

MAESTRELLA_VISUEL_AUBERGINE

A tendência dos pratos gourmet modernos: esta tendência continua a responder à procura por clássicos revisitados e pratos autênticos. A tendência procura atrair mais comensais em torno de pratos que proporcionam conforto. Os chefs revisitam receitas com produtos de antigamente com uma habilidade excecional e transformam a cozinha numa experiência imersiva através de apresentações inovadoras e estilos de cozinha fusion. A narrativa em torno dos pratos – explicando de onde vêm os ingredientes, a sua história e o seu significado – fará parte integrante da experiência.

👉 Você sabia? Que 65% dos donos de restaurantes acham que esta tendência vai crescer.

 

A tendência «fast Good» visa explorar novas cozinhas para satisfazer o desejo por pratos saudáveis.

A tendência do «fast good» insere-se numa vontade coletiva de conciliar o prazer de comer com escolhas mais saudáveis e responsáveis. À medida que os consumidores se tornam cada vez mais exigentes em relação à sua alimentação, este conceito inovador poderá transformar a forma como concebemos a restauração rápida. O conceito baseia-se na ideia de que as refeições podem ser preparadas rapidamente sem sacrificar a qualidade dos ingredientes ou dos sabores.

No mundo da pizza, encontra receitas leves e sazonais.

👉 Você sabia? Que esta tendência também vem acompanhada de uma nova experiência do cliente no ponto de venda: «Há algo a acontecer nestes estabelecimentos de fast food. A decoração é cuidada do chão ao teto, as equipas no local recebem o cliente, aconselham-no e preparam os pedidos à sua frente. É toda uma parte do setor de fast food que está a mudar.» Bernard Boutboul, presidente da Gira.

 

 

Conclusão

O setor da restauração está numa encruzilhada e estas tendências emergentes serão moldadas pelos valores da sustentabilidade, saúde e personalização. Adaptar-se a estas novas tendências permitirá que se destaque e fidelize uma clientela cada vez mais exigente.

E agora? Descubra as criações Maestrella que respondem a todas estas tendências.

@maestrella.com

 

Regressar à lista de notícias